terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tecnologia Assistiva



Tecnologia Assistiva

   Tecnologia Assistiva (TA) são recursos de acessibilidade na escola que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas
   No contexto educacional, visando à inclusão dos alunos com deficiência, encontramos vários recursos que favorecem tarefas do cotidiano escolar como escrever, pintar, recortar, colar...




1. Figura de uma mão com uma órtese em arame revestido em tubo plástico que envolve os dedos indicador e polegar e ao mesmo tempo fixa o lápis durante a escrita.
2. Figura de uma mão escrevendo com um lápis que perpassa o furo de uma borracha em EVA, engrossando o lápis para facilitar a preensão e escrita. A folha é fixada sobre uma base de metal.  O aluno utiliza uma pulseira imantada que aderindo á base imantada auxilia na inibição de movimentos involuntários.
3. Uma órtese feita de arame e espuma, revestida de tecido que tem uma caneta acoplada. A figura apresenta outros materiais como um pincel, um giz de cera e um talher que podem ser acoplado a esta órtese. 
4. Uma tesoura ajustada com um arame, revestido de um cano de borracha, ligado às duas extremidades onde normalmente ela é segurada. O arame mantém a tesoura sempre aberta e para utilizá-la o aluno deve segurar a alça de arame e executar o movimento de fechar a mão. Tesouras com acessórios facilitam ao aluno com dificuldade motora na realização das atividades de recorte.
5. Figura com lápis, pincel, tubo de cola e trena para pintura que estão revestidos e engrossados com rolos de espuma para que a preensão seja facilitada.
 6. Um lápis introduzido em uma bola de borracha, originalmente utilizada para sucção de leite materno. A mão segura bola de borracha que molda-se facilmente a ela , facilitando a apreensão . Essa adequação facilita o aluno a segurar o lápis para escrita e desenho.  

   Esses são exemplos de recursos de baixa tecnologia que podem ser construídos pelo professor de AEE e disponibilizados ao aluno que os utiliza na sala comum ou nos locais onde ele tiver necessidade deles.
   
   Esses recursos ampliam as possibilidades de realização das atividades que envolvem a motricidade fina do aluno.







FONTE DE PESQUISA

  • Blog : http://elaineaee.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html
  • Sartorre, Mara Lúcia - A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : recursos pedagógicosacessíveis e comunicação aumentativa e alternativa . v.6(Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)








6 comentários:

  1. É importante para o trabalho do professor de aee, esta sendo contemplado com esse tipo de ferramentas no auxílio de desenvolver melhor sua função no dia a dia.

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  2. As tecnologias assistivas tem por finalidade resolver problemas funcionais de pessoas com deficiência, auxiliando nas tarefas do dia a dia. Favorecer ao aluno a possibilidade de realizar as atividades escolares é um ganho significativo .Esses recursos de acessíveis de baixa tecnologia são favoráveis pois permite participação ativa em tarefas consideradas simples mas, que para o aluno com deficiência é algo grandioso.Alguns recursos podem ser confeccionados pelo professor de AEE permitindo ao aluno a participação nas atividades individuais e coletivas na escola.

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  3. Eveline, com certeza a sua sugestão vai ajudar muita gente a descobrir o mundo das tecnologias assistivas. Sua dica de recurso de TA é , sem dúvidas, bastante útil e necessária na DF.Parabéns.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Esse recurso é uma ferramenta importantíssima pois auxiliam nossos alunos a participarem das atividades escolares.

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  6. Os recursos postado por você de tecnologia assistiva,são exemplos de tecnologia baixa.Esses recursos dão suporte ao educador para melhor desenvolver e acompanhar seus alunos na realização das atividades em sala de aula,os mesmos propiciam uma viabilidade melhor no entendimento e aplicabilidade das metodologias planejadas para ambiente escolar.Sabe-se que o serviço de TA na escola tem por objetivo prover e orientar a utilização de recursos ou práticas que ampliem habilidades dos alunos com deficiência.O professor é sábio e estar constantemente fazendo diagnostico das situações-problemas apresentadas pelos alunos e ao mesmo tempo tenta planejar ações que auxiliem o mesmo no seu percurso de trabalho,e assim poder contribuir para desenvolvimento da autonomia e integração desses alunos do público alvo na sociedade.

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